0

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ChromeBooks chegam ao mercado

Máquinas dependem muito de uma boa conexão com a internet. Preços variam entre 350 e 500 dólares.

 

A Acer e a Samsung colocaram no mercado nesta quarta-feira os primeiros modelos de computadores com sistema operacional Chrome OS, uma plataforma desenvolvida pelo Google e que depende de uma conexão quase que constante com a internet. Os ChromeBooks, como são chamados, são oferecidos ao consumidor por valores que variam entre 350 e 500 dólares, dependendo do fabricante e das opções de conectividade às redes Wi-Fi e 3G. É um projeto genial e arriscado ao mesmo tempo, afinal, a falta de conexão pode tornar o dispositivo praticamente inútil para quem compra.

Quando apresentou o sistema pela primeira vez em 2009, o Google acreditava que o modelo revolucionaria o mercado dos então populares netbooks, pequenos computadores criados basicamente para servir como porta de acesso à web. Essa realidade mudou com a chegada dos tablets, obrigando o gigante de buscas e seus parceiros a refinar a estratégia do lançamento. Em um dos releases oficiais, por exemplo, a Samsung ataca, de forma pouco sutil, os tablets. "O teclado do Series 5 Chromebook oferece uma performance muito superior à de qualquer solução virtual", disse a empresa coreana. O alvo, é claro, é o teclado projetado na tela dos dispositivos como iPad, da Apple.

Embora seja um sistema operacional que "dá vida ao computador que o possui", o Chrome OS pode ser considerado uma espécie de "super navegador", cuja principal função é garantir acesso dos usuários à internet. A principal diferença está na integração com as principais ferramentas do Google (como o Google Docs - versão do pacote Office da Microsoft, com planilha eletrônica e editor de texto, entre outros programas - ), hospedadas nos servidores da companhia, ou na nuvem, como é conhecido o processo de armazenamento de dados no ambiente virtual. Tudo o que é criado pelo usuário pode ser guardado ali, eliminando a necessidade de um disco rígido.

O problema está justamente aí. Os modelos oferecidos pela Acer e Samsung contam com disco rígido para armazenar sistema operacional, além de uma entrada para cartões de memória, onde o usuário pode gravar alguns de seus arquivos. Contudo, até o momento, não existem aplicativos compatíveis em quantidade suficiente para garantir um bom desempenho off-line da máquina. Por exemplo: não há uma versão do Docs para instalação e uso a partir do disco rígido. Assim, o usuário fica dependente da conexão com a internet, o que pode ser fatal, caso fique sem sinal. No atual formato, portanto, os Chromebooks não parecem tão interessantes aos usuários. O HD serve para guardar plug-ins, extensões e poucos aplicativos, que podem ser baixados a partir da loja virtual Chrome Apps.


--------------------


Comentário: Sinceramente, acho que esses 'Chromebooks" vão ser um verdadeiro fracasso de vendas! Eles planejavam inovar e tal, mas levaram um soco na cara e um tiro na cabeça da Apple, agora tentaram mudar uma coisa ou outra para tentar melhorar o aparelho, mas acho que nem adianta mais! Os Tablets já se fixaram no merado, e não é nenhum Chromebook, que o tirará das vendas!

Tags: Chromebooks, Chrome OS, Acer, Samsung, Google

Não se esqueça de Clicar no Botão +1 (Igual esse acima), o botão se encontra em baixo deste post, no canto inferior direito! Clique e nos ajude a ficar em uma melhor posição na pesquisa do Google! Obrigado!


Fonte: Veja

Artigos Relacionados

0  :

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...